A expectativa é que o interesse por imóveis no litoral norte de Santa Catarina continue a crescer em 2024, impulsionado por grandes projetos de construção
O mercado imobiliário de Santa Catarina, especialmente em cidades como Balneário Camboriú, Itapema, e Porto Belo, registrou um grande crescimento em 2023, com vendas de imóveis somando R$ 10,8 bilhões. São José, na Grande Florianópolis, destacou-se com a maior valorização de imóveis no país, segundo o Índice FipeZap.
Em 2023, as cidades de Itapema, Porto Belo e Balneário Camboriú lideraram as vendas no mercado imobiliário catarinense, refletindo a crescente demanda por propriedades na região. A expectativa é que o interesse por imóveis no litoral norte de Santa Catarina continue a crescer em 2024, impulsionado por grandes projetos de construção.
Segundo Dagoberto Fagundes, diretor de operações da DWV, o mercado imobiliário no litoral norte de Santa Catarina mantém perspectivas otimistas, impulsionadas por grandes projetos e pelo crescente interesse de investidores na região, evidenciando um mercado em contínua evolução e expansão.
Atualmente, Itapema lidera o número de unidades disponíveis para venda, seguida por Curitiba, Porto Belo e Itajaí, destacando-se no mercado com uma vasta oferta de imóveis de médio e alto padrão. A Neo prime Empreendimentos, por exemplo, planeja iniciar a construção do Urban Diamond em Itapema, além de outros cinco projetos, prometendo adicionar mais de 250 novas unidades ao mercado.
A Arkidá Gestão de Investimentos, atuando na assessoria de construtoras, prepara-se para anunciar seis novos projetos no início de 2024. A empresa, que conta com uma equipe multidisciplinar, busca inserir novas incorporadoras no dinâmico mercado imobiliário do litoral norte catarinense.
A revisão do Plano Diretor em Porto Belo no ano de 2020 e a proposta de mudança em Itapema são apontadas como fatores chave para o boom imobiliário da região. A mudança regulatória de Itapema busca facilitar o desenvolvimento de novos projetos e impulsionar ainda mais o mercado local.
Com Itapema posicionando-se como a segunda cidade com o metro quadrado mais valorizado do Brasil, a região se prepara para uma onda de desenvolvimento sem precedentes, impulsionada tanto pela beleza natural quanto pela expectativa de revisão das normas urbanísticas.
O vereador Léo Cordeiro de Itapema destaca que a revisão do Plano Diretor trará discussões importantes sobre mobilidade urbana e outros desafios, visando um desenvolvimento harmonioso e sustentável para a cidade nos próximos anos.
Com o litoral norte de Santa Catarina já consolidado como um ponto de interesse para investidores, a região antecipa um aumento na demanda por imóveis, estimulada por novos empreendimentos e pela valorização contínua do setor imobiliário.