Fator Brasil deve apoiar valorização imobiliária em Itapema e região

05 de janeiro de 2024

Perspectiva nacional para o setor é de valorização acima da inflação

 

A valorização imobiliária, que destaca Itapema e as demais cidades da região vai continuar em alta em 2024. Isso porque além de todos os componentes que estimulam a construção civil por aqui as condições econômicas do País devem criar um ambiente de alta para os imóveis em praticamente todas as regiões. É o chamado componente do Fator Brasil.

 

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil, Renato Correia, afirma que a tendência é que o preço dos imóveis suba acima da inflação em 2024.

 

Nas demais regiões do país, há procura maior que a oferta de imóveis e não há perspectiva para queda nos custos de produção, o que manterá os preços em alta.

 

A alta dos juros nos últimos anos e o desestímulo a programas como o Minha Casa Minha Vida, que só foi retomado no ano passado, também contribuíram para a alta nos preços a nível nacional e para a redução da oferta de crédito para o setor.

 

A poupança, considerada uma das maiores fontes de financiamento para a construção, sofreu o impacto das altas taxas de juros. “Mantendo o mesmo ritmo de janeiro a outubro de 2023, a caderneta deverá encerrar o ano com perdas de quase R$ 100 bilhões”, destacou o dirigente.

 

No período de janeiro a outubro de 2023, o número de unidades financiadas com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) caiu 32,70% em relação ao mesmo período anterior. Em contraste, o financiamento com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) registrou um aumento de 30,16% em relação aos mesmos meses de 2022, já com impacto do novo Minha Casa Minha Vida.

 

Para o ano de 2024, a Cbic prevê um crescimento de 1,3%, com a expectativa de que o Banco Central continue a reduzir a taxa básica de juros, a Selic, e que haja um novo ciclo de lançamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida e obras pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Renato Correia enfatiza: “Precisamos de estabilidade para a construção civil a fim de manter os empregos, investir e ganhar competitividade.”

 

Ele acredita em uma tendência de recuperação com mais lançamentos pelo Minha Casa, Minha Vida e pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) no segundo semestre de 2024, um segmento que tem enfrentado um recuo acentuado devido aos altos saques da poupança causados pelas taxas de juros elevadas.

Campanha Heróis do Verão chega às praias de Itapema com tenda para visitantes

03 de janeiro de 2024

O foco da campanha é conscientizar a população sobre a importância de proteger o meio ambiente

 

De 3 a 14 de janeiro, a comunidade e turistas nas praias de Itapema terão a oportunidade de participar da campanha Heróis do Verão, uma iniciativa criada pela Conasa Águas de Itapema em parceria com a Fundação Ambiental Área Costeira Itapema (Faaci). A campanha, que começou suas interações online no início de dezembro, agora se expande para ações presenciais nas praias da região, iniciadas nesta terça (2).

 

O foco da campanha Heróis do Verão é conscientizar a população sobre a importância de proteger o meio ambiente. Abordando temas como descarte correto de resíduos, reciclagem e uso adequado da rede coletora de esgoto, a iniciativa visa mostrar que cada pessoa pode adotar atitudes heroicas no combate aos vilões que ameaçam a natureza.

 

Nas duas primeiras semanas de janeiro, uma tenda será montada em pontos estratégicos: na primeira semana na Orla da Praia Central, próximo à Rua 139, e na segunda semana na Orla da Meia Praia, na esquina com a Rua 217. Além de participar de ações interativas sobre a preservação ambiental, os visitantes receberão brindes e terão acesso a um bebedouro de água potável, cortesia da Conasa Águas de Itapema.

 

A campanha também destaca atitudes simples, mas eficazes, como não jogar lixo no chão, separar corretamente materiais recicláveis e evitar o descarte de materiais sólidos na rede de esgoto. Personagens como Super Reciclagem, Super Protetor, Super Dica e Super Reflexo simbolizam as ações positivas, enquanto vilões como o Monstro Cabeleira e o Monstro Sujeirão representam práticas prejudiciais ao meio ambiente. A comunidade pode acompanhar e interagir com a campanha através das redes sociais da Conasa Águas de Itapema.

 

 

Itapema tem regras definidas para esportes e animais nas praias; entenda

29 de dezembro de 2023

A utilização de caixas de som e o uso de churrasqueiras são práticas proibidas nas praias de Itapema

 

Itapema, a cidade que recebe cerca de 1 milhão de turistas por ano por conta da beleza de suas praias, determinou regras específicas para garantir a ordem e a segurança nas praias durante o verão. As normas incluem proibições de animais na praia, horários permitidos para práticas esportivas, proibição para caixas de som e uso de churrasqueiras, além de regras para circulação nas ciclovias do calçadão.

 

Animais de estimação estão proibidos de frequentar as praias de Itapema. A prática de esportes na areia é limitada a horários específicos, permitida somente até as 8h da manhã e a partir das 19h. As tendas e guarda-sóis são permitidos na praia, mas apenas se estiverem em uso ativo, para que os banhistas não “reservem” espaço na faixa de areia. Acender fogueiras e instalar churrasqueiras também são práticas proibidas.

 

s ciclovias do calçadão, a circulação é restrita a bicicletas, bicicletas elétricas e patinetes elétricos. Ou seja, motos ou veículos maiores não podem circular. Além disso, caixas de som são proibidas em toda a extensão da praia.

 

Por último e não menos importante, a mais óbvia: é proibido deixar qualquer tipo de lixo na areia. Descarte o seu lixo da maneira certa, com as lixeiras disponíveis ao caminho da orla.

 

 Para denúncias, entre em contato com o telefone do setor de fiscalização da cidade no número (47) 99132-4161.