Como Itapema deixou de ser uma pequena cidade para receber 1 milhão de turistas
Com seus 14,2 km de orla marítima, Itapema atrai turistas do mundo todo. A cidade já é um dos destinos mais procurados da temporada de verão em Santa Catarina. Com cerca de 70 mil habitantes fixos, a cidade chega a receber cerca de 1 milhão de turistas durante o ano todo. Esse número elevado de visitantes fez com que Itapema tivesse que desenvolver o turismo com agilidade.
Atualmente, a cidade possui vários meios de hospedagem como hotéis, pousadas e resorts e o turismo é a principal atividade econômica, representando 35% do valor adicionado fiscal do município, segundo dados do Plano de Desenvolvimento Econômico, realizado em 2018.
Perfil do turista que visita Itapema
Dos turistas entrevistados para a Pesquisa de Demanda de 2021 de Itapema, a maioria (97,4%) dos turistas que visitaram o município vieram para passar as férias ou para lazer. Grande parte dos visitantes foram dos estados vizinhos Rio Grande do Sul (36,4%) e Paraná (30,4%) ou mesmo do próprio estado catarinense (18,3%).
Além disso, a maioria dos turistas preferiu alugar casa ou apartamento (59,8%) ao invés de ficar em hotéis (4,7%), pousadas (3,6%) ou campings (0,4%). Além disso, em 2021, 51,8% das locações foram realizadas diretamente com o proprietário ou com imobiliária (32,3%).
Infraestrutura hoteleira
A infraestrutura hoteleira de Itapema é de excelente padrão, com oferta de 2.758 leitos. Pousadas e campings são outras opções de hospedagem. Há intenso comércio, grande número de bares e restaurantes, além de casas noturnas.
Desenvolvimento do turismo
O desenvolvimento do turismo em Itapema começou a partir de 1970, o que alavancou a economia da região significativamente. Mas, foi em 1980, que a cidade firmou-se como polo turístico, atraindo investidores da construção civil.
Dessa forma, o crescimento do turismo foi iniciado na década de 80 com a vinda dos turistas oriundos do Mercosul. Já na década de 90 houve intensificação do crescimento na área da construção civil, projetando Itapema como uma das áreas mais valorizadas do país.
Hoje, com o turismo como atividade econômica principal, o perfil da cidade mudou e Itapema está entre as cidades de Santa Catarina que mais geram empregos em 2022. Foram 2.405 novas vagas abertas entre janeiro e fevereiro.
Também neste ano, em março, foi renovado o certificado de Itapema na posição A do Mapa do Turismo Brasileiro 2022-2023. A certificação é feita pelo Ministério do Turismo com base na oferta de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, arrecadação de impostos e geração de empregos diretos.
O Mapa do Turismo Brasileiro é desenvolvido para acompanhar o desempenho das atividades dos municípios e oferece embasamento para investimentos em ações de infraestrutura ou promoções turísticas.
Atrações turísticas da cidade
Atualmente, Itapema é considerada um dos destinos mais procurados de Santa Catarina. Ideal para quem busca diversão, a natureza local é propícia para as mais variadas atividades ao ar livre. Itapema possui belas praias cercadas por morros com uma exuberante vegetação subtropical da Mata Atlântica. Os destaques vão para a Praia do Centro, Meia Praia, Canto da Praia e Praia da Ilhota.
Para quem gosta de aventuras é possível desbravar as cachoeiras preservadas na região do Sertão do Trombudo e também desbravar atividades esportivas como roteiros de ecoturismo e o cicloturismo. Além disso, a cidade possui uma infraestrutura excelente para quem busca uma gastronomia de qualidade e vida noturna agitada que garantem lazer e diversão aos visitantes.
Bons índices de desenvolvimento municipal
Os índices de desenvolvimento de Itapema são considerados altos e superam os índices estaduais. Segundo o Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) de 2018, Itapema é classificado com índice 0,687, considerado alto conforme a classificação. Santa Catarina apresenta índice de 0,596.
O IDMS é uma ferramenta para a aplicação do conceito de desenvolvimento municipal sustentável construído a partir de uma série de indicadores considerados fundamentais para diagnosticar o grau de desenvolvimento de um território. Nele, a sustentabilidade é entendida como o desenvolvimento equilibrado das dimensões Social, Cultural, Ambiental, Econômica e Político-institucional.
Em Itapema, os setores que se destacam são o Sociocultural, com 0,766, com destaque para educação (0,766), saúde (0,758) e habitação (0,913). O aspecto ambiental também apresenta bons índices na classificação (0,795), constando a cobertura de saneamento básico alta (0,885).