Santa Catarina deve ter aumento de 146% de turistas internacionais na temporada de verão

29 de novembro de 2023

Dados apontam que haverá um aumento no fluxo aéreo de 10% comparado com o ano anterior

 

A menos de um mês para o verão, Santa Catarina já está preparada para receber pessoas de todo o Brasil e do mundo. Segundo o Almanach — Sistema de Inteligência Turística de Santa Catarina —, o estado deve receber 146% a mais de turistas internacionais, se comparado a 2022, sendo os argentinos a maior parcela, seguidos de chilenos e paraguaios.

 

Além disso, os dados apontam que haverá um aumento no fluxo aéreo de 10% comparado com o ano anterior, com saídas previstas dos aeroportos de São Paulo, Guarulhos e Campinas e destinos para os aeroportos de Chapecó, Florianópolis e Navegantes. Ainda, o fluxo marítimo também apresenta um crescimento de 62%. Cidades de Balneário Camboriú (5 navios), Itajaí (4 navios) e Porto Belo (3 navios) terão mais embarcações previstas para 2023, e, no total, serão ofertados 370 mil leitos.

 

O Almanach também registrou que haverá um aumento de 17% nos trabalhos informais durante a temporada de verão, especialmente nas áreas de alimentação, hospedagem, atividades culturais e desportivas, transporte e agências de viagem. Dessa forma, destaca-se o aumento no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) turístico, com um crescimento de 7% na alta temporada de 2022.

 

Por fim, o levantamento aponta a ampliação na estimativa da população flutuante, sendo 75% a mais do que na mesma época do ano anterior. De acordo com o Almanach, estima-se que o número de visitantes chegue a mais de 880 mil pessoas em Santa Catarina na temporada de verão de 2023/2024.

 

A pesquisa ainda mostrou quais são as principais atrações do estado, como Beto Carrero World, Parque Unipraias Camboriú, Cristo Luz, Praia das Laranjeiras e Praia das Bombinhas. Também, estão na lista locais famosos de Florianópolis, como Jurerê, Santo Antônio de Lisboa, Praia da Joaquina, Praia Mole e Ilha do Campeche

Praiou? Veja lista de praias próprias para banho no Litoral Norte de SC

25 de novembro de 2023

Novo relatório do IMA indica que 20 dos 52 pontos monitorados na região não estão adequados para banho

 

Após um dia ensolarado de sexta-feira (24), as praias do Litoral Norte de Santa Catarina atraíram muitos visitantes para o fim de semana. No entanto, um novo relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) indica que 20 dos 52 pontos monitorados na região não estão adequados para banho.

 

De acordo com as análises mais recentes do IMA, em Itajaí e Balneário Piçarras, todos os pontos avaliados foram considerados próprios para banho, oferecendo aos visitantes condições ideais para o lazer aquático.

 

Por outro lado, em Balneário Camboriú, há diversos pontos na Praia Central e na lagoa de Taquaras que não são recomendados para banho. A concentração de pontos impróprios é notável, especialmente no Pontal Norte e na Praia Central.

 

Apesar disso, a praia de Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho, e outros pontos ao longo da Praia Central, estão liberados para uso dos banhistas, assegurando algumas opções de lazer seguro na água para os visitantes.

 

Em Bombinhas, as praias de Canto Grande, Mariscal e Bombas receberam o aval do IMA, enquanto que o canto direito da praia de Bombinhas, próximo a um riacho, foi classificado como impróprio para banho.

 

Em Bombinhas, as praias de Canto Grande, Mariscal e Bombas receberam o aval do IMA, enquanto que o canto direito da praia de Bombinhas, próximo a um riacho, foi classificado como impróprio para banho.

 

Ainda em Bombinhas, outros pontos da praia principal e a praia de Zimbros foram apontados como próprios e impróprios, respectivamente, mostrando uma variabilidade na qualidade da água entre diferentes áreas da mesma localidade.

 

Em Itapema, enquanto a rua 227 e a praia do Porto foram desaconselhadas para banho, outras áreas como as praias nas ruas 113, 149, 319, entre outras, foram aprovadas pelo IMA após os testes de balneabilidade.

 

Navegantes apresenta um quadro mais positivo, com apenas o ponto na foz do rio Gravatá constando como impróprio, enquanto outras áreas, incluindo em frente ao posto de salva-vidas e na avenida principal, estão próprias para banho.

 

Em contraste, a cidade de Penha registra várias praias como impróprias, incluindo Alegre, Fortaleza e São Miguel. Contudo, há locais como a praia do Quilombo e outras que estão seguras para os visitantes mergulharem sem preocupações.

 

Porto Belo, famosa por suas belezas naturais, mostra apenas o ponto na foz do rio Perequezinho como não recomendado, enquanto outras áreas na mesma região e em praias adjacentes foram aprovadas para o uso dos banhistas.

Empresários do agronegócio apostam em SC e investem em imóveis de luxo no Litoral Norte

21 de novembro de 2023

Diversificar investimentos é a meta dos empresários, com o mercado imobiliário se destacando como escolha segura e rentável

 

Empresários do agronegócio estão direcionando seus lucros para o mercado imobiliário, em especial para a cidade de Balneário Camboriú, conhecida por ter o metro quadrado mais caro do Brasil. Estima-se que um terço das vendas de apartamentos na cidade seja para investidores do setor agrícola, que estão capitalizando sobre a safra recorde de grãos prevista para ultrapassar 319,5 milhões de toneladas em 2023 e 2024

 

A produção agrícola, com um aumento de 17,2% em relação ao ciclo anterior, que registrou 272,7 milhões de toneladas, é apontada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os empresários buscam diversificar seus investimentos, com o mercado imobiliário apresentando-se como uma opção segura e lucrativa.